domingo, 24 de novembro de 2013

 Violeta, mais fortes do que pensamos

Violeta,rosa,amarela, branca, roxa,azul! Enfim, é uma Violeta.


Recentemente comecei a cuidar de  uma flor desta espécie. Reguei-a pelo menos duas vezes por semana ,além de deixá-la próxima à luz do sol. 
Sabem o que aconteceu? 
Ela me presenteou com sua bela folhagem,  antes meio apodrecida. 

Já tinha conhecimento  da fama da Violeta,mas não a noção exata de seu poder e  simplicidade.
A espécie é considerada preferência nacional por ser de  fácil cultivo. O preço é outro atrativo (unidade: R$5).

Pesquisei alguns sites sobre a Violeta e descobri algumas curiosidades desta espécie .



Violeta-brava (Viola canina) -  dentre as espécies oriundas da natureza, a violeta-brava possui o matiz de azul mais procurado. Algumas espécies híbridas de violeta utilizam-se do código genético da flor europeia para compor as coloridas flores. As flores se abrem entre abril e julho.


Violeta africana
Existem muitas similaridades entre os diversos tipos de violeta cultivados e vendidos e algumas plantas que não pertencem à família botânica das violáceas. As semelhanças físicas tão marcantes que algumas variedades acabam tomando emprestado o nome "violeta", é o caso da popular violeta africana (Saintpaulia ionantha), que na  verdade faz parte da família das gesneriáceas (Gesneriaceae).

A natureza surpreende.
Fica a dica! Vale a pena investir em uma espécie  dessa que   "sorri" para a gente quando chegamos em casa.


2 comentários:

  1. Olá amigos, se alguém tiver alguma dica de espécies de fácil cultivo, podem recomendar.Abraços a todos! Ótimo início de semana.

    ResponderExcluir
  2. Gente que grata surpresa. Hoje descobri que a violeta da qual falei acima é do meu aniversário de 30 anos. Ou seja, a violeta tem 3 anos e está linda.

    ResponderExcluir

Qual é o seu Calcanhar de Aquiles

Desta vez, conto com a ajuda do meu estimado amigo Diego na escrita do texto do blog. Começamos essas breves linhas dizendo que ...