quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Figueira do Imperador X Concreto

            Em Roseira Velha  existe a  Fazenda Boa Vista é uma reserva ecológica, considerada um posto avançado da reserva da biosfera da Mata Atlântica - título concedido pela UNESCO.          Desde 1973, a fazenda desenvolve eventos ligados à cultura e à preservação do meio ambiente. As antigas senzalas e o pátio da Fazenda Boa Vista passaram a abrigar o "Pátio das Artes", espaço dedicado à manifestações culturais como  lançamento de livros, exposições de artes e  outros eventos. 
      Nos últimos trinta anos, a Fazenda Boa Vista também desenvolve um trabalho de recuperação da Mata Atlântica, resultando em uma extensa vegetação, que mostra a riqueza da flora vale paraibana, associada à beleza da biodiversidade da Mata Atlântica.


  Figueira do Imperador

           No local há  árvores centenárias, entre elas a "Figueira do Imperador",considerada uma patrimônio da cidade.  
O problema é que  em cima da raiz da árvore colocaram uma cerca com uma base de concreto (foto abaixo) .
                                                       Cerca passar pela raiz da figueira

       Se alguém tiver alguma explicação para isso seria bom. Será que há alguma  autorização para colocar está cerca em cima da raiz?
     Pelo  conhecimento de especialistas,  o concreto cai bem em construções,mas não na natureza. 
       Na Capital Paulista um estudo  foi  feito sobre o efeito do concreto e das construções em árvores.
   Segundo o coordenador do projeto, o engenheiro agrônomo Tácito Lucio Toffolo dos Santos,uma árvore estrangulada pelo concreto corre sérios riscos. O canteiro irregular prejudica tanto a planta que ela pode cair. As raízes recebem menos água e nutrientes, além de perderem a estabilidade, já que não acompanham o crescimento da copa.

      O  princípio básico do  jornalismo  é ouvir os dois lados da história,mas agora lanço as perguntas. 
Afeta ou não a árvore? 
Ela deveria ser protegida? 

     Esta foi uma sugestão de morador e leitor, se alguém tiver sugestões sobre meio ambiente, pode me enviar.

Agradeço.
Até a próxima!!

Fontes: Prefeitura de Roseira, Fazenda Boa Vista e  Folha de São Paulo

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Que tempo quente!


Creio que a sensação que vou descrever agora deve ter sido compartilhada por muitos. A noite de hoje "facilmente" foi  a mais quente na região. Para quem não conta com um ar-condicionado e recorre a ventiladores, o jeito foi fazer malabarismos para encontrar a melhor posição,nem tão perto, nem tão longe do aparelho.
Os dias têm sido muito quentes.Segundo o Instituto Somar de Meteorologia, desde 2000, quando começou a medição pelo instituto  na região do Vale do Paraíba , janeiro de 2014 foi o mês mais quente da história. As temperaturas máximas chegaram a 33,3 graus.
Desse jeito, água fria está fervendo.Banho não adianta nada e sombra em árvore é artigo de luxo. Daqui uns dias creio que vão  cobrar mais caro por uma vaga em sombra. Tomara que esse data esteja próxima, daí "verão" o valor de uma árvore para a composição da vida na terra.
Minha esperança é  que a previsão deve melhorar daqui a quinze dias. Segundo a Somar Meteorologia, um bloqueio que impede a passagem de frente fria ao Brasil vai se afastar .As instabilidades vão vir em boa hora. Em bom momento, também vai embora o horário de verão.  Termina no próximo dia 16 de fevereiro, quando os relógios deverão ser atrasados em 1 hora.
Até breve, amigos!

A carta

Era para ser só uma carta. Mas cada linha escrita traz a intensidade dos pensamentos de um pai, que se viu num acontecimento divisor de ág...