domingo, 9 de novembro de 2014

Plantas são mágicas,mas exigem cuidados

    Elas são fortes, belas e significam saúde.Estou falando das plantas.
    As espécies não se importam com o local e nem com o recipiente onde estão ou onde serão plantadas, só querem crescer e dar o show que se propuseram fazer nesta vida.
 Mas e quando são impedidas de crescerem por certas praguinhas que surgem silenciosas e que, em muitos casos,cessam a vida dessas estrelas?
Isso é mais comum do que se imagina. Esse problema sustenta lojas e mais lojas do ramo que sempre se renovam nos métodos para combater esse mal.
Há pouco tempo tenho me aventurado neste tipo de experiência. Ganhei várias espécies de uma amiga. Quase todas se adaptaram ao meu  novo lar, mas uma delas  vi que não estava bem. Até crescia,mas no mesmo ritmo morria.
 Em seguida, vi surgir várias bolinhas brancas, parecidas com algodão. Rapidamente, tomaram conta da minha planta e se apropriaram da sua vida.
Dessa forma, fui apresentada à cochonilha. Essa praga (foto abaixo)  se mantém estática nos caules mais próximos às folhas. Em seguida, começam a apresentar manchas e murchar. São minúsculas, em torno de 35 mm,mas devastadoras. Sugam  a  seiva e podem fazer grandes estragos. Imagina só um inseto desse tamanho atacando a nossa agricultura? Pois bem, isso acontece há muito tempo. 

Há relatos de que  cafezais espalhados por todo o Brasil  foram exterminados pelo ataque desse inseto.

Especialistas descobriram que a praga se expande devido às condições de clima, ou seja, temperatura  e umidade relativa do ar. Isso acontece, em especial, no verão.


No meu caso, foi uma única planta apenas que com o ataque das cochonilhas se resumiu a um  pequeno ramo.  


                                                      Cochonilhas/foto divulgação


    
 A solução encontrada foi uma vitamina, que agora não me lembro o nome, mas que de forma muito rápida devolveu a vida ao meu Antúrio. 
Foi só eu me atentar ao problema que vi inúmeros textos sobre o assunto na internet.
Vou compartilhar aqui uma receita caseira que também já testei e aprovei.

"Para eliminar a praga, lave a planta com uma mistura de sabão daqueles de barra.Dissolva o sabão em água quente, espere esfriar, e faça aspersão sobre as folhas.Lave depois com água limpa"

Em breve, vou postar foto da minha planta recuperada.
Você tem algum exemplo de praga que atacou plantas  na sua casa? Pode compartilhar comigo.
Até a próxima!

A carta

Era para ser só uma carta. Mas cada linha escrita traz a intensidade dos pensamentos de um pai, que se viu num acontecimento divisor de ág...