sexta-feira, 4 de outubro de 2013

O que são pragas?

O título é muito subjetivo. 

Pode ser praga para você um trânsito infernal enfrentado diariamente. Pode ser praga para mim um calor extremo (confesso que prefiro o frio).

Mas as pragas às quais me refiro são lagartas que atingem palmeiras imperiais centenárias das cidades da Região Metropolitana do Vale .

Em São José dos Campos, há pelo menos 20 espécies sendo atingidas por lagartas Brassolis sophorae e Brassolis astyra. Conhecidas como lagartas das palmeiras, elas resultam das  larvas de duas espécies de borboletas. 

Para  a Ong Eco Solidário são consideradas pragas por deixarem quase que sem folhagens árvores centenárias. 

Para a Prefeitura de São José dos Campos a atenção devida tem sido dada,mas o tratamento para conter o avanço da espécie é feito sem tratamento químico. Além disso, a prefeitura diz que a espécie não pode ser combatida pois ajuda na reprodução de pássaros.

Será mesmo que tanto impacto causado ao longo dos anos não irá afetar essas árvores que, mais que históricas, colaboram para o equilíbrio ambiental da região urbana de São José dos Campos?

A Ong Eco Solidário diz que é uma doença que pode ter se alastrado para todas as espécies.

A Prefeitura diz que tem data para acabar. Bom .... pelo menos neste ano o  problema deve chegar ao fim até o fim deste mês. Mas recomeçar em setembro do ano que vem.

Acompanhe o assunto  também com André Miragaia da Eco Solidário ( https://www.facebook.com/andre.miragaia.1?fref=ts ).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você tem de melhor?

Já  parou pra pensar nas infinitas qualidades você possui?          O meu melhor sorriso no dia de hoje!       Foto que ganhei d...