sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Recomeço depois de uma perda

Todo reinício é um resetar de vida.

E como fazer isso quando não se tem forças para lutar?

Sim, a gente perde a garra, após muitas perdas.

São os diversos lutos que a vida nos apresenta.

A mim, o que mais pesa ainda é o da morte. Respiro e vivencio o amor em sua presença física.

De uns bons anos para cá tenho me proporcionado a fazer outra leitura, a entender e enxergar o amor que transcende, que bate a porta do seu coração e te faz enxergar que o que é verdadeiro transpõe o tempo e todas as dimensões inimagináveis.

Do ano passado para cá, pude perceber muito que é preciso aprimorar essa técnica humana para não sofrer.  Confesso que são capítulos lentos de um aprendizado e que, em muitos momentos, reseto esse conhecimento adquirido e recomeço do zero. 

Pois o amor ensina em diversas línguas, estado de espírito e planos espirituais. E compreender tamanha complexidade e, ao mesmo tempo, simplicidade, é uma arte significativa de vida.

E é com essa palavra, *RECOMEÇO*, que propusemos a fazer este texto, em especial, dedicado aos inúmeros profissionais que perderam seus empregos nos últimos tempos.

Podem te tirar a vaga de tantos anos e até o convívio diário junto a amigos que o trabalho te dá, mas nunca podem furtar de você suas habilidades emocionais e sua bagagem histórica, que o trouxeram até onde você está.

Justamente por isso, convido e passo a palavra ao meu amigo/irmão a continuidade deste texto.

É com você, Diego Amaro de Almeida.

É sempre muito bom falar sobre esses diferentes temas com a amiga que tanto ensina sobre as boas coisas da vida e os melhores caminhos que podemos tomar rumo ao que realmente nos faz bem e feliz.

Recomeçar é o tema deste nosso novo texto, e não seria tão difícil passar por recomeços se não fosse o nosso MEDO da mudança. É natural sentir medo, mas precisamos ter certa inteligência sobre esse sentimento.

Na atualidade falamos em “soft skills” que são habilidades socioemocionais, ou seja, saber lidar com as dificuldades e diferentes problemas que a vida nos apresenta. Como diz uma antiga afirmação “Devemos fazer do limão uma limonada”, “Enquanto alguns choram, outros vendem lenços”, sendo assim, fazer do problema, uma oportunidade.

E quando temos a nosso favor as habilidades emocionais, conseguimos visualizar essas questões de maneira positiva, e acredite, essas habilidades são mais importantes do que as habilidades técnicas, pois essas são fáceis de se aprender. Agora, as emocionais demandam muita força de vontade. Mas é possível aprender! E o que temos que desenvolver para alcançar essas habilidades?

O primeiro passo é saber que você NÃO ESTÁ SOZINHO! Muitos estão na mesma situação que você e outras tantas vão querer te apoiar, basta você demonstrar vontade. Não é fácil recomeçar, porém a partir do momento que você resolve agir, as coisas vão acontecer. 

PERSISTÊNCIA é uma habilidade essencial para desenvolver, as coisas têm seu tempo para acontecer e precisamos compreender o tempo das coisas, tudo tem seu ritmo próprio e a NATUREZA nos ensina isso todos os dias. E para persistir, precisamos de ESTABILIDADE EMOCIONAL, não se deixar levar por sentimentos irracionais, estabelecer confiança e capacidade de lidar com o estresse. Saber que as coisas dificilmente serão como imaginávamos que seriam, mas isso não quer dizer que você precisa abandonar se sonho, talvez o que será exigido de você será a CRIATIVIDADE, e pasmem, criatividade também pode ser aprendida.  Ela será uma das chaves para a solução de problemas. Considero a COMUNICAÇÃO outra chave, mas para que ela realmente funcione, primeiro preciso desenvolver uma escuta empática, quando alguém fala eu realmente preciso ouvir, como  vou dizer o que é preciso, se já nem me lembro o que a pessoa disse, afinal, eu estava pensando em situação que só correspondem a mim no momento daquela fala. Se escuto tenho a oportunidade de oferecer a melhor resposta, isso vale para produtos que desejo vender por exemplo, o que seu cliente realmente deseja. ESCUTE para depois COMUNICAR.

E o mais simples e, ao mesmo tempo, mais complexo, seja GRATO! 

A revista FORBES publicou os seguintes dados com relação à gratidão.

Os benefícios da gratidão são extensos. Pesquisas revelam que aqueles que são gratos têm as

seguintes vantagens:

– Redução nos níveis de estresse;

– Maior sucesso na carreira;

– Maior autoestima

– Melhores relacionamentos;

– Mais empatia e menos agressividade;

– Melhor saúde física

– Mais otimismo em relação ao futuro e mais positividade em relação à vida como um todo;

Fonte:

https://forbes.com.br/carreira/2018/11/como-a-gratidao-pode-melhorar-a-experiencia-no-trabalho/ <acesso em 14 de agosto de 2020>


Então, se aqui podemos dividir uma importante reflexão, é a de que precisamos sim de habilidades técnicas, mas com as emocionais. Podemos ir mais longe e melhor, completos e felizes com aquilo que realizamos e podemos realizar.

Um comentário:

  1. Cada um de vcs Lilian e Diego,passou sua experiência de vida sobre perdas e recomeços, com muita propriedade o que me trouxe a refletir que nossa vida desde que nascemos até a nossa morte, nada mais é que uma sucessão constante de perdas e recomeços e uma eterna busca para desenvolver as "habilidades emocionais" , que nos levariam a aceitar as perdas físicas( como perda de um emprego,de um patrimônio,etc) e emocionais(desilusão amorosa, morte de ente querido etc) nos permitindo vislumbrar sempre que podemos recomeçar , a qualquer hora em qualquer lugar ,com muita confiança, gratidão e fé , porque essa acredito eu seja a felicidade possível pra nós.
    A felicidade plena só podemos alcançar na minha opinião, quando conseguirmos entender o processo divino de nossa existencia. Um grande abraço a essa dupla de amigos sensacional da qual sou muito fã.😘😘

    ResponderExcluir

A carta

Era para ser só uma carta. Mas cada linha escrita traz a intensidade dos pensamentos de um pai, que se viu num acontecimento divisor de ág...