quarta-feira, 30 de junho de 2021

Ouvir ou falar!

Temos dois ouvidos e uma boca! 

Assim diz uma expressão popular, na qual se observa uma sabedoria sem igual. Nos faz lembrar que, ao observar nosso corpo, podemos compreender que ouvir é o mais importante. 

Permita-nos recorrer a outra expressão popular.

O papagaio que vale mais é aquele que observa.

Será que estamos ouvindo ou escutando melhor? Assim como falar pode ser considerada uma arte, o escutar é uma condição que exige de nós ainda mais técnicas do que o comunicar.



Somos uma sociedade formada por indivíduos que, em sua maioria, ama falar, se posicionar e defender seus ideais. Mas será que escutamos? Será que estamos atentos aos outros? Se observarmos os últimos tempos, acho que os pontos associados à audição deixaram de existir.


Ansiedade, arrogância, intolerância, carência são inúmeros os sentimentos que permeiam essa condição de mundo.


Afinal, desde a história antiga, nós nos gabamos e salientamos os grandes oradores. E quase nunca os observadores. 

Ser ativo = fala; 

Ser passivo = escuta.


Também nos gabamos que o ser humano é a única espécie que produz conteúdo sobre si mesmo. Mas esse conteúdo é também construído, em grande parte, pela observação dos fatos.


Tesla observou e criou; Darwin observou e criou. Inúmeros cientistas atuais também observam e criam.


A linguagem, mais do que as palavras, expressa sentimentos, e, por isso, deve ser percebida com atenção. Pois, além do dito, existe o não dito (sentimento, expressão etc) ouvidos e olhos atentos perceberão.


Escutar, acolher, estar para o outro. 


A arte de observar nos ensina a mansidão da vida. Mostra que o silêncio não é apatia e que, de fato, o ouvir é aceitar o próximo em sua integridade.


Em tempos de tanta intolerância, aproveitamos para dizer que ouvir uma opinião diferente é praticar além do observar, é também nos abrirmos à existência de uma visão muito diferente da nossa. Nem que seja pra dizer – Isso não serve pra mim.


No fundo, vamos perceber que vivemos os mesmos problemas, que lutamos pelos mesmos ideais e que possuímos soluções distintas que juntas podem fazer a diferença.


Não podemos esquecer:


Dialogar é falar, mas também ouvir!


Realmente escutar o que o outro diz.


Aqui vos fala dois seres que seguem dialogando um com o outro. Aprendendendo e desaprendendo.



‌Até a próxima.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você tem de melhor?

Já  parou pra pensar nas infinitas qualidades você possui?          O meu melhor sorriso no dia de hoje!       Foto que ganhei d...