quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Tem muito a se ver neste caldeirão chamado Vale

Há muitos que acreditam que o Vale do Paraíba é somente um lugar de passagem. 

Afinal, é o caminho que conecta grandes estados do Brasil (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro). Uni-se a este fato o passado, que nos coloca de mãos dadas com as Estrada Reais, logo, outros caminhos. Fato este que evidencia também que não é à toa a alcunha de passagem.

Porém, nosso Vale é também palco, diga-se de passagem, muito rico e com um diverso e grande potencial turístico. Seja pela sua história, que nos leva aos áureos períodos como o da produção de café, que levantou gigantescos “palácios” no meio das serras, e, por isso, produziu muitos artistas e intelectuais.

Para quem deseja se aventurar pelos parques, áreas de floresta da mata atlântica, picos, mares,  não faltam opções.

Mas aqui vai o intuito real deste texto.

Já dizia um velho ditado - “Santo de casa não faz milagre”. Talvez seja esse um dos motivos pelos quais, muitas vezes, não conseguimos perceber a riqueza e as possibilidades de nossa região. Quantas vezes, por ano, ouvimos daqueles que vivem nos munícipios desta região, que não se tem nada para fazer aqui! Que as opções estão fora daqui e que o melhor está em outro destino. 

Meu Deus! Basta sair de casa um dia e observar a sua própria cidade de outros ângulos e verás que muito há sem ser percebido.

Quer ver a história? Olhe para arquitetura! Experimente a culinária, aprecie o “jeito de fazer” a cultura*. Quer aventura? Caminhe pelas trilhas, observe a paisagem nelas, elas vão te levar por caminhos antes percorridos por índios e bandeirantes.

Foto tirada da ponte, em Guaratinguetá. No destaque, os imponentes Sol e rio Paraíba. Foto: Diego Amaro 


Quer partilhar o que viveu para que outros vivam as mesmas experiências? Faça um relato curto com fotos e conte o seu ponto de vista sobre a sua própria região.

No livro que estamos lendo agora, surgiu uma frase dizendo: "A vida não tem a ver com esperar a tempestade passar, mas sim com aprender a dançar na chuva", Tony Robbins.

Somos privilegiados por essa chuva de oportunidades, cenários, cultura e gente rica em história.

Quer ver?

Aqui vão algumas dicas!

Em São José dos Campos, está o rico Parque da Cidade.

Taubaté traz o Sítio do Picapau Amarelo.

Pinda tem um parque enorme e diversas trilhas de bike e caminhada.

Que delícia a simplicidade de Roseira, a religiosidade de Aparecida e Cachoeira e também os lanches de rua de Guaratinguetá. Em Guará, há, ainda um espetáculo de garças em uma árvore às margens do Paraíba.


Neste dia, por sinal, não estava tão cheia e havia aves  de outra cor também


O Vale Histórico está louquinho para receber gente diferente e para ouvir histórias de gente carregada de cultura.

A serra da Mantiqueira e a serra da Bocaina continuam lindas.

Assim como Cunha!

Canas tem massa italiana, Cruzeiro tem também muito o que mostrar.

Deixamos passar algo? 

Nos conte!

Queremos seu relato!

3 comentários:

  1. Nunca li algo tão sensato. Amo o vale. Passei toda minha infância em Guaratinguetá e nas andanças ao redor. Você e muito querida e parabéns por tão singelas palavras sobre o Vale do Paraíba.

    ResponderExcluir
  2. Eu nasci e sempre vivi neste Vale do Paraíba, Cidade de Guaratinguetá. No auge dos meus atuais sessenta anos vejo que pouco ou quase nada conheço sobre minha região. Adorei esse texto que tanto valoriza o nosso Vale do Paraíba, me fazendo ver o quanto essa região é rica em turismo e cultura. Parabéns por me dispertar para dar o devido valor a linda região que me cerca.

    ResponderExcluir
  3. amo ter depoimentos aqui. Agradeço muito. Isso que faz valer a pena.

    ResponderExcluir

O que você tem de melhor?

Já  parou pra pensar nas infinitas qualidades você possui?          O meu melhor sorriso no dia de hoje!       Foto que ganhei d...