sábado, 20 de fevereiro de 2021

Um prêmio pra quem agradar a gregos e troianos: Os públicos nas redes sociais

Diego Amaro de Almeida e Lilian de Paula Santos


Aqueles que desejam entrar para o “mundo” das redes sociais, enfrentaram diversos desafios. 

Sem dúvidas, um dos maiores deles é a relação com o “gosto” público. 

Uma velha expressão pode nos ajudar a refletir sobre o tema. “Não é possível agradar a gregos e a troianos", essa é a ideia que nos tem sido passada por séculos ao longo da história, nos remete à antiguidade, quando os gregos, querendo vingar o “rapto” de Helena, a esposa do rei espartano, pelo príncipe de Tróia. Não vamos entrar nos pormenores do épico conto de Ulisses. Mas vamos pensar no que esse “não agradar” pode nos ensinar.


O acesso às tecnologias digitais, permitiu que todos nós pudéssemos nos tornar criadores de conteúdos e, assim, atuarmos em vários “nichos” de temas. Todos, sem exceção, podem, do dia para a noite, conquistar, sem exageros, milhões de seguidores. Basta um smartphone e acesso à internet para que o conteúdo  que você “produziu” se torne “viral” em uma “pandemia” de cliques e acessos globais.


Por outro lado, existe uma ideia de “cancelamento”, que quer dizer - se você falar algo que não agrade, você perde em uma velocidade ainda maior os “seguidores” que conquistou.  E esse é o ponto de partida da nossa reflexão. Para isso é essencial que pensemos em algumas perguntas:


1 - Qual a minha intenção ao produzir o conteúdo?

2 - Quem são as pessoas as quais  desejo alcançar?


Se a sua intenção é conquistar “seguidores”, poderá sempre viver um paradoxo e nunca caminhar, pois seu conteúdo irá ser bom para alguns e não para outros. Não sabemos o que todos estão procurando, sabemos que procuram:  diversão, curiosidades, dicas ... e por aí vai.  Mesmo tendo essa percepção, não saberemos: quais diversões, curiosidades, dicas… 


Precisamos compreender que meu conteúdo será útil para alguém e que quando realizo essa entrega, estou à disposição de questionamentos e provocações. Precisamos lembrar que, da mesma maneira que temos muito a aprender, temos muito o que ensinar. E seguindo por esse caminho, alcançamos bons diálogos e temos a oportunidade de conhecer muitas outras coisas sobre o tema que também nos agrada.



Hoje, temos muitas redes com um público mais que diverso. Mas se pudéssemos generalizar de alguma maneira, compreendemos que seria assim:


Linkedin | 2002 - Um RH global - depende da função que o usuário deseja dar para essa rede, é um espaço de conexão que pode e ajuda na busca de oportunidade de empregos e negócios, a rede tem crescido muito nos últimos anos. Seu público é segmentado por pessoas que estão de alguma forma envolvidas com o "Business" e a criação de “network”. 


Facebook | 2004 - A praça pública - lá todos os assuntos são levados para a discussão, não existe filtro. A não ser impostos pelo próprio algoritmo do facebook. Responsável por provocar o espaços sociais segmentados por temas.



YouTube | 2005 - Sem dúvidas, o maior espaço de conhecimento tácito da atualidade. Lá as pessoas criam vídeos sobre os mais variados assuntos. No entanto, o público associado à rede, procura produções bem elaboradas pela comunidade de youtubers.


Instagram | 2010 - Lá encontramos um público mais exigente no que diz respeito a imagens, procuram por fotos que sejam bem trabalhadas e provoque a criatividade. Com a pandemia, essa rede cresceu com sua entrega em vídeos “lives” que permitiu que muitas pessoas pudessem alcançar públicos também com este tipo de conteúdo.


TiKToK | 2014 - Nasceu como Musical.ly. É uma rede que, apesar de possuir um conteúdo diverso,  se diferencia das demais, por ter seu conteúdo produzido em vídeos curtos, que variam de 15 a 60 segundos. Seus usuários precisam ser objetivos, criativos e provocativos na entrega dos conteúdos. Seu estilo de vídeos, inclusive, provocou o Instagram a realizar uma mudança criando os “reels” que são vídeos de 15 segundos, a rede também aceita o compartilhamento do TikTok.



Se desejamos estar em todas as redes, precisamos pensar em como produzir de forma diferenciada e, além disso, respeitar, estilo, linguagem, tempo, horários se desejamos que o conteúdo esteja em várias redes. Mas sempre visando entregar o melhor, pois o engajamento espontâneo pela busca, sempre será o mais adequado.


Uma forma de viabilizar a visualização do seu conteúdo e escolher bem as TAGS, já que estas serão responsáveis por permitir que o público encontre seu vídeo a partir de palavras-chave. Essas palavras podem ser generalizadas e é importante que sejam, mas vale a pena selecionar chaves com maior especificidades, para que o seu vídeo seja visualizado. Existem sites que nos auxiliam nesta tarefa, como o tagblender.net nele você encontra palavras que mostram opções de TAGS para seus conteúdos. São muitas as ferramentas neste sentido.


O horário das postagens é um fator importante no que diz respeito às publicações, cada uma das redes possui o seu melhor horário de engajamento. Aqui deixamos uma dica importante para você que pretende encontrar e produzir conteúdos.


Linkedin | De segunda a sexta - às 7h, às 12h e às 17h são momento de entrada, intervalo e saída do serviço, momento em que usuários destas redes acessam com maior frequência seu feed. 


Facebook | De segunda a sexta - às 9h, às 13h e às 15h, nos sábados e domingos o melhor horário das 12h às 13h


YouTube | No caso desta rede os melhores dias são quinta e sexta. Sendo que entre 9h e 12h de sábado e domingo também tem uma boa frequência de engajamento. 


Instagram | Os melhores dias e horários para o instagram são; quartas às 17h, quintas às 17h, sábados às 14h e domingos às 20h.


TikTok | Nesta rede os melhores horários são das 7h às 11h e entre 20h30 e 00h - de segunda a domingo.


  • Todos esses dados foram comparados em vários sites que analisam os melhores momentos de engajamento destas redes.


Para te ajudar nesta tarefa, prepare um calendário de temas e tipo de postagem que você vai realizar, é importante não deixar lacunas de tempo, pois aqueles que te seguem querem ver novos conteúdos e existem programas como o trello que te ajuda nesta organização e outros que programam as suas postagens.


Se você se dispôs a fazer algo. Faça o seu melhor!


Depois de um tempo produzindo diferentes conteúdos para essas redes, percebemos que precisamos estabelecer em nossa fala, objetividade e síntese, pois o tempo é curto e as pessoas que nos assistem tem pressa, principalmente em redes como o TikTok. Conforme realizamos as primeiras gravações vamos nos habituando a apresentar os assunto de forma tão dinâmica, que torna-se um problema voltar a explicar os mesmo assuntos em vídeos de maior duração. Não que não possamos, mas percebemos que é possível tratar de certos temas com maior dinamismo, sem que estes fiquem vazios.


Nunca se esqueçam de uma coisa, não vamos agradar a todos, mas se o nosso conteúdo trouxe alegria, emoção, ajudou de alguma forma uma pessoa que seja, ele cumpriu o seu papel. 









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