domingo, 16 de abril de 2017

Páscoa com surpresas Kinder ovos na mata

Páscoa calórica, que nada! Grupo no WhatsApp para definir viagem light. Amigos de longa data, gente empolgada. O cenário escolhido para esta páscoa foi, mais uma vez, o Parque Nacional do Itatiaia.        



 A sexta-feira da paixão ganhou ares de renascimento para uma botinha de trilha. Logo nos primeiros passos, a bichinha abriu o bico. E fomos obrigados a dar um “cala boca” nela com um esparadrapo dos bons.      


Essa pode ser considerada a segunda surpresa Kinder ovo, digo isso, pois soubemos logo de cara que estávamos viajando com um príncipe. Realeza! Um capixaba chamado Inácio Bianchi, mas que no passado era conhecido como Príncipe de Linhares. Abandonou a cidade natal e hoje reside no Vale. 
A primeira piada da viagem foi o bastante para ditar que seriam dias de muita risada.




A travessia Parque Nacional do Itatiaia até Maromba (RJ) leva até dois dias, recomendável que seja para manter a integridade dos montanhistas. Por isso, mantivemos o trajeto de até 5 horas em cada dia. Assim os 12 amigos, com suas 12 mochilas gigantes, seguiram pelas pedras, matos, trilhas. Cada chão tem sua história, e cada pisada por ele é, sem dúvidas, a  certeza de se sentir inserido totalmente na natureza. O tempo ajudou e muito, nem fez sol forte, nem choveu como previa a meteorologia, e esta pode ser considerada a terceira surpresa kinder ovo na mata.








Doze pessoas que, além da amizade, têm gostos parecidos, estilos de vida semelhantes, e que quando se unem, reúnem piadas, boa conversa e lição contínua de vida. Muitos registros fotográficos para perpetuar aquilo que já está tatuado no coração e em nossas mentes. O que vemos ao longo dos passos nos faz entender o quão pequeno somos. Desde um sapo minúsculo flamenguinho (símbolo do Itatiaia)até os gigantes ovos da galinha. Tudo nos faz sentir gratos e atrelados ao que  realmente interessa na vida. Viver vivamente a vida!












Depois de longas 5 horas com a mochila pesada, bota acabada, muitas risadas e imagens únicas, paramos para acampar no Rancho Caído. Diga-se de passagem, de caído não tinha nada. Vista incrível, água pertinho das barracas e  o friozinho  gostoso da montanha. Resultado: 6 garrafas de vinho, comida, piada e um sono leve de gratidão.               
      







Dia seguinte, café quente com bolo de fubá, canela e um ingrediente único, que não era o sal do himalaia colocado pela Denise no bolo. A gripe pegou Inácio de jeito e somente lágrimas não eram o bastante para ele colocar pra fora tudo o que estava congestionado em seu organismo. Bolo de fubá, canela, sal do himalaia e ran……(rsrsrs). 
Depois de um café reforçado, retomamos a caminhada. A sinalização e os tótens pelo caminho tranquilizam aqueles que desejam fazer uma travessia do tipo. A dor no corpo deixamos apenas na lembrança para poder seguir. A altitude que ganhamos em 16km trilhados no primeiro dia, perdemos nos 10km conquistados no segundo dia. Muita descida!    
         






Ao longo da caminhada, a percepção da separação dos campos de altitude e da mata Atlântica. Incrível como a natureza se molda onde ela consegue. Impossível acreditar em crise hídrica com tanta umidade sendo trazida pelas nuvens que despejam suas lágrimas na vegetação. Pisamos em caminhos encharcados na maioria das vezes, barro que resultou em tombos, torcida de calcanhar, obstáculos inúmeros. Tudo enfrentado com muito bom humor, como aquele encontrado em bastidores de uma grande competição olímpica. Afinal, a maior competição é conosco mesmo, mas nada que um clima de equipe não nos impulsione a ganhar mais rapidamente o caminho.





A quarta surpresa Kinder ovo de Páscoa foi um sapo de chifre. Espécie que se mistura em meio às folhas. A travessia pelo rio resultou em malabarismos. Tombos, pés atolados na lama,  gritos e risadas novamente. Sábado de Páscoa, sábado de renascimento para os 12 montanhistas que se sentiram renovados após um banho, depois de devidamente instalados no camping do bosque.  

Termino esse texto com poesia.                              

Na páscoa do kinder ovo torço para que o povo perceba a beleza da natureza. 
Natureza que em nada tem a ver com mato, mas sim com um jeito grato, jeito de agradecer, só que para experimentar é preciso merecer. 
Merecer a natureza que é nos dada de graça, que em troca não temos de fazer nada, apenas mergulhar de corpo e alma, e sentir a graça dessa calma, resultado de um profundo respeito por tantos recursos a que temos direito.
 Parque Nacional do Itatiaia/Maromba, a maior surpresa desse Kinder ovo foi um bomba. 
E essa não destrói, somente constrói. Refaz nossos conceitos, nos ensina o direito. 
Emocionar e se permitir, até em músicas feitas para sorrir. 
Gratidão a 11 montanhistas que me ensinaram uma nova vista. 
Vista leve da vida ao lado de um companheiro e amado. 
 Luís, agradeço  pelo prazer de estar ao seu lado.  Obrigada!  

Ah, só mais um lembrete a todos!!!!   
 "Ministério da Saúde adverte: travessia não  recomendada para quem não quer carregar o peso de uma mochila nas costas e ficar leve de alma"...Viva!!!!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você tem de melhor?

Já  parou pra pensar nas infinitas qualidades você possui?          O meu melhor sorriso no dia de hoje!       Foto que ganhei d...