sexta-feira, 12 de junho de 2020

As lições da pandemia: nossos hábitos em um novo mundo

Diego Amaro de Almeida

Professor | Mestre em História Social.         

Lilian de Paula Santos

Jornalista | Mestre em Ciência Ambientais



A pandemia da COVID-19 nos tirou do lugar comum e nos apresentou a um novo normal.

Novos hábitos foram adotados como regra. A máscara, o álcool, o isolamento etc. E têm sido tão inerentes a nós tais atitudes, que foi só lançar uma rápida pesquisa em alguns grupos de redes sociais para obter uma rápida resposta em um único dia.

Perguntamos assim: 

Você mudou hábitos na pandemia? 

Dos entrevistados, 95% disseram que sim.

Ao serem questionados se eram hábitos bons ou ruins, 72,1% disseram ter adotado como positivo o estar com a família, enquanto que 44,2 % passaram a ler mais e 16,3% a praticarem exercício físico.

Quanto a um hábito negativo, a ociosidade foi a escolhida por 37,2 % dos entrevistados, seguida de 58,2 % de má alimentação e falta de atividade física e 53,5 % de ansiedade e até depressão.

Para muitos, o estar ocioso deve-se ao fato de terem perdido o emprego, para outros, pelo próprio cerceamento de inúmeras atividades externas e até do menor convívio social.

Sobre as práticas positivas, avaliamos que  o isolamento talvez tenha nos trazido para o lugar onde já deveríamos estar há muitos verões e invernos.

E por falar em tempo, houve o bastante (3 meses), e ainda teremos muito pela frente (até novas descobertas contra o coronavírus).   

Tempo de refletir, tempo de parar a vida para aquele planejamento que dificilmente adotamos nas tarefas diárias, até porque somos atropelados por atribuições e/ou ficamos desesperados pela falta de outras condições fundamentais pra seguir adiante (por problemas financeiros, de saúde e outras questões sociais).

O dia pode até ter mudado o seu compasso, mas as horas, minutos e segundos seguem a mesma medida. E nesse novo jeito de lidar com o humano, o digital, o social e até o divino, a gente pode interagir e crescer.

Eu, Lilian de Paula, aprendi a lidar com novas ferramentas de interatividade na comunicação e também agucei ainda mais meu espírito materno, de cuidar  e me preocupar com quem amo e com quem quero bem, de forma gratuita.

Eu, Diego Amaro, descobri que o dia tem 50 horas. Mas é porque passei a acordar ininterruptamente às 5h da madrugada. Em tempos de inverno, durmo à noite e acordo à noite. Deixo para o dia, ler, passear com meu cachorro Ideia, a me reunir com alunos e professores em um modelo de aprendizagem virtual em que eu me desafio diariamente. Acima de tudo, estou tendo contato comigo mesmo.

Hábitos ruins e bons interagem a todo momento. Um ensina ao outro o que intensificar e o que retirar de vez de nossos segundos, minutos, horas, dias, meses, anos, tempo, vida, trajetória…..  

Nesses períodos de fragilidade da vida humana, vieram à tona muitas de nossas qualidades e defeitos.

Nós somos o que acreditamos ser! Fazemos o que acreditamos poder fazer! E o contrário também vale. 

Já dizia Nietzsche - Aquele que tem um PORQUÊ, pode suportar qualquer COMO -, frase sábia e atual para ajudar-nos a compreender até quando e em quais reais cenários essa vulnerabilidade humana  mostra suas caras. 

Somos frágeis o tempo todo, é nossa condição de pequeninos seres perante à grandiosidade do que temos de conhecimento do universo. Mas também somos fortes se encontrarmos um motivo significativo para tal. Escolha o seu gatilho para fazer subir a sua autoestima espiritual acima de tudo. Perpetue e tatue isso em sua alma. 


E se a gente encontra um sentido em tudo nesse mundão, este é o de compartilhar. Sejam, dificuldades e conquistas. A gente aqui compartilha ferramentas de cultura, interação e crescimento. 

Editor de fotos B612 (gratuito)

App de microbooks/ áudio 12 minutos (assinatura anual);

Google Play Livros (livros pagos e gratuitos)

Q48 - Atividade Física (assinatura anual)

Google Fit - Atividade Física

Calm - Meditação

Estar com a família, estar consigo e se cuidar- (NÃO TEM PREÇO e nem contraindicação).


Até o próximo texto!





4 comentários:

  1. Belo texto, eu concordo que se a gente encontra um sentido nesse mundo então tudo vale a pena. Pra mim o sentido que encontro é minha evolução espiritual e eu acho que tudo que acontece de ruim na nossa vida é pra melhorar, é pra nos ensinar valores, é pra nos mostrar novos caminhos , é pra ensinar que perdão e amor nos levarão a verdadeira felicidade. Estamos longe ainda de entendermos o amor fraterno mas a cada catástrofe mundial como essa que está abatendo sobre nós hj que nos impede de viver nossa vida com liberdade de ir e vir e TB de conviver socialmente com nossa própria família e nos proíbe de abraçar quem amamos é que temos que parar e pensar onde estamos colocando nossos valores? Em ter ou ser? Eu aprendi nesses tempos de "prisão domiciliar" em que vivemos que a nossa liberdade é a coisa mais preciosa que existe e que amar as pessoas é dar liberdade a elas de serem quem são , sem julgá_las ,respeitando suas escolhas em qualquer situação porque na verdade toda escolha leva a uma consequência e cada um que arque com a sua perante a lei universal. Aprendamos sim a mudar nossos hábitos de valores espirituais como lindamente disse a autora desse texto, " aprendi a cuidar de quem amo de forma gratuita" , esse é o início de tudo .

    ResponderExcluir
  2. Que comentário grandioso. Como foi bom aprender mais e mais com alguém que eu amo e que a vida me deu de presente.
    Obrigada pela evolução espiritual que divide comigo. Amo vc sem limites.

    ResponderExcluir
  3. Nesses tempos de Pandemia, tivemos de nos acostumamos a viver de uma maneira mais "solitária", por prevenção à nós mesmos e aos demais.
    Ninguém sabe, por quanto tempo mais essa pandemia vai durar: dias, meses ou até mesmo anos. Mas quem sabe, essa pandemia, não veio para mudar nossa realidade definitivamente para melhor. Que podemos aprender, algo de bom com tudo o que estamos vivendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você disse em tudo!!!
      Reaprendemos muitas coisas. Que continuemos a carregar o que de bom tiramos de momentos caótico, como este atual.
      Que não sejamos tomados pela rotina, que voltará a ser corrida, e deixemos velhos e ruins hábitos nos fazerem companhia novamente.
      Muito obrigada por sua msg.
      Bom demais ter esse retorno!

      Excluir

O que você tem de melhor?

Já  parou pra pensar nas infinitas qualidades você possui?          O meu melhor sorriso no dia de hoje!       Foto que ganhei d...