quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Intercâmbio: uma troca significativa

Em nossa atualidade, o intercâmbio é amplamente conhecido e até disputado.

É de perder de vista o número de pessoas que tem o desejo de procurar o aperfeiçoamento ou conhecimento sobre outras culturas, e daí acabam por escolher essa opção.

Num texto que tem um historiador e uma jornalista, lá vai história. Então, bora para o passado. Muitos são os registros que iremos encontrar e que podemos associar ao intercâmbio, pois a prática aproxima e até gera empatia pelo sentimento do novo, de conhecer uma cultura diferente. 

Seja pela conquista de um novo idioma ou até mesmo por um novo cenário de vida, pesquisa Selo Belta 2019,  mostrou que 365 mil estudantes brasileiros deixaram o país para estudar  é até trabalhar fora no ano passado, número que representa crescimento de 20,46% em relação ao ano anterior.

Do cenário atual para o passado, os motivos de intercâmbio mudam pelo contexto de mundo, mas sempre têm o mesmo objetivo: explorar, observar e aprender.

Mesmo durante as grandes navegações, havia aqueles que eram responsáveis por elaborar documentos que dariam a luz sobre o que de novo era visto em cada sociedade.

No entanto, essa noção que temos de intercâmbio no Brasil, é provável que tenha seu início marcado no século XIX, quando as famílias no Brasil enviavam seus filhos para receber educação em outros países. A chamada aristocracia rural desejava uma educação da nobreza europeia para seus filhos, que, por sua vez,  se tornariam herdeiros das fortunas. Com esse estudo, poderiam trazer mais prestígio aos nomes de suas famílias.

Mais próximo de nosso tempo, podemos ressaltar a participação de ONGs, nas décadas de 1960 e 1970, que realizavam expedições humanitárias com jovens para outras nações.

Já ouviu falar do Rotary Club? É um exemplo destas instituições promotoras.

Se no século XIX, a opção era a França, com seus gardens parks, boulevards e caffés, agora a preferência tem sido a América do Norte, mais especificamente os Estados Unidos.

A valorização do dólar, a posição do país no cenário mundial e suas belezas naturais são alguns dos atrativos.

Mas, ainda segundo a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda e Australia são os cinco destinos mais procurados por intercambistas brasileiros. 


O Canadá ocupa a primeira posição deste ranking há 13 anos.

Eu, Lilian de Paula, estive lá há 13 anos. E, apesar de ter sido um curto período (1 mês apenas), valeu cada centavo de dólar. 

Os aprendizados, dificuldades, amizades, lugares, baladinhas brasileiras e até mesmo o cheiro do creme de morango, que nunca mais encontrei em lugar algum, não saem de minha memória afetiva.

De tanto falar do que vivi e amei, diz uma amiga irmã que a incentivei a ir, não é mesmo Débora Alkimin? Ela vive lá há mais de uma década!

Outra amiga irmã, Gisele Gonçalves, também trocou o Brasil pelo Canadá.

E os Estados Unidos serão a casa da jovem Maria, que se prepara para uma dessas viagens.

A expectativa toma conta da rotina da estudante de 16 anos e o preparo também. Haja papel, exame, entrevista, passaporte, visto, e planejamento financeiro.

Mas tudo vai valer a pena, sempre vale!

Ela embarca em 2021 para um intercâmbio de seis meses.

Enjoy each moment, my dear daugther of the heart!!😁😁😁 

Quer fazer um intercâmbio? Nunca fez? 

Comece então pelo de ideias.

Compartilhe experiências positivas, leia posts que o incentivem a conhecer uma nova cultura, comida, pessoa, enfim, o mundo.(sugestão:cronicadeviagem no Instagram).

E não adianta dizer que não gosta de  viajar, você já está no trem bala da vida.

Até uma próxima!!!!

Lilian de Paula Santos e Diego Amaro de Almeida



Fonte: diariodoturismo.com.br




3 comentários:

  1. Excelente texto! Tb estive em terras canadenses em 2015. Valeu cada centavo pago! Super recomendo! Bjs, amiga!

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo.... Minha filha faz parte dessa estatística... Está nos EUA há um ano e sete meses... Mas antes que seu contrato vença (em março de 2021) ela já está correndo atrás para continuar lá....

    Fica até a dica para quem tem filhas adolescentes ou conhece alguém... É um intercâmbio barato e confiável... Au Pair

    Gostei, Lilian!!👍🏽

    ResponderExcluir
  3. Intercâmbio um assunto que eu desconhecia na minha juventude , era uma época em que eu tinha uma vida muito limitada.
    Mas o sonho de ser livre e viajar sempre esteve presente em meu ser. Eu nunca tive essa oportunidade , e TB nunca batalhei pra ter, porque fiz outras escolhas na vida, mas acho uma experiência muito rica , é um aprendizado pra um ser humano no plano,intelectual, profissional e moral.Por isso super apóio pessoas que procuram viver essa experiência, como vc Lilian viveu e outros tantos jovens que estão se preparando pra viver.parabéns pelo tema.

    ResponderExcluir

O que você tem de melhor?

Já  parou pra pensar nas infinitas qualidades você possui?          O meu melhor sorriso no dia de hoje!       Foto que ganhei d...