quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Ninguém é uma folha em branco

Durante toda nossa vida, aprendemos com teorias ou empiricamente, lendo ou observando os outros.


Neste sentido, será que podemos considerar uma pessoa, independente da sua idade, uma folha em branco? Entendemos que não!


Esse é o membro mais novo da família. Está bombando no aprendizado, querido Antonio.😍

Ao mesmo tempo sabemos que, ao nascer, um ser humano é um celular sem aplicativos. Só a partir do conhecimento dos pais/responsáveis, é que esse celular vai ganhando os primeiros aplicativos.


E haja conteúdo pra ser trocado e replicado. Entender que as pessoas possuem diversos conhecimentos que adquiriram ao longo da vida, que cada pessoa tem sua bagagem tão peculiar, nos torna mais humanos, sensatos e humildes.


Aprender é algo pelo que temos que passar do momento em que nascemos até o último dia de nossas vidas. Não há idade, nem diplomas, muito menos cabelos brancos que te definem como um ser superior e completo.


Aprendendo com esta eterna aprendiz, minha amada mãe. Aos 76 anos, esbanja resiliência, fé na vida e amor ao próximo.

Não nascemos prontos, sempre há conceitos novos ou até repaginados a encontrar.


Pais, professores, formadores, gestores, nós e você, entre outros tantos personagens da vida precisam levar isso em consideração.


A solução para muitos problemas pode partir de qualquer pessoa independente de sua formação, idade ou área de atuação. Uma criança ao aprender uma palavra nova ensina o pai e a mãe a renovação da vida, algo que se faz diariamente e que não percebemos.


Devemos levar em consideração tudo o que o mundo sempre nos apresenta, sejam exemplos, situações e demais condições que, de maneira geral, formam nosso aprendizado sobre a vida e o mundo que nos rodeia.


A partir desse olhar novo,  estamos prontos para entender que outras “verdades” também são possíveis.


Ninguém é uma folha em branco! 

Mas todo mundo nasce como sendo um celular sem aplicativos.


Quando a gente chega em um novo ambiente de trabalho ou vida pessoal, a nossa percepção sobre a história ali já existente deve ser praticada.


Ao exercitamos esse olhar, nosso aprendizado  ganha mais um instigante capítulo no livro da vida.



Até a próxima leitura!


Por Diego Amaro e Lilian de Paula

4 comentários:

  1. Parabéns. Esse texto nos convida a reflexão desde a infância. Quantos aplicativos foram "instalados" ao longo da vida! Nossa, passou um filme na minha cabeça.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

O que você tem de melhor?

Já  parou pra pensar nas infinitas qualidades você possui?          O meu melhor sorriso no dia de hoje!       Foto que ganhei d...