quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Figueira do Imperador X Concreto

            Em Roseira Velha  existe a  Fazenda Boa Vista é uma reserva ecológica, considerada um posto avançado da reserva da biosfera da Mata Atlântica - título concedido pela UNESCO.          Desde 1973, a fazenda desenvolve eventos ligados à cultura e à preservação do meio ambiente. As antigas senzalas e o pátio da Fazenda Boa Vista passaram a abrigar o "Pátio das Artes", espaço dedicado à manifestações culturais como  lançamento de livros, exposições de artes e  outros eventos. 
      Nos últimos trinta anos, a Fazenda Boa Vista também desenvolve um trabalho de recuperação da Mata Atlântica, resultando em uma extensa vegetação, que mostra a riqueza da flora vale paraibana, associada à beleza da biodiversidade da Mata Atlântica.


  Figueira do Imperador

           No local há  árvores centenárias, entre elas a "Figueira do Imperador",considerada uma patrimônio da cidade.  
O problema é que  em cima da raiz da árvore colocaram uma cerca com uma base de concreto (foto abaixo) .
                                                       Cerca passar pela raiz da figueira

       Se alguém tiver alguma explicação para isso seria bom. Será que há alguma  autorização para colocar está cerca em cima da raiz?
     Pelo  conhecimento de especialistas,  o concreto cai bem em construções,mas não na natureza. 
       Na Capital Paulista um estudo  foi  feito sobre o efeito do concreto e das construções em árvores.
   Segundo o coordenador do projeto, o engenheiro agrônomo Tácito Lucio Toffolo dos Santos,uma árvore estrangulada pelo concreto corre sérios riscos. O canteiro irregular prejudica tanto a planta que ela pode cair. As raízes recebem menos água e nutrientes, além de perderem a estabilidade, já que não acompanham o crescimento da copa.

      O  princípio básico do  jornalismo  é ouvir os dois lados da história,mas agora lanço as perguntas. 
Afeta ou não a árvore? 
Ela deveria ser protegida? 

     Esta foi uma sugestão de morador e leitor, se alguém tiver sugestões sobre meio ambiente, pode me enviar.

Agradeço.
Até a próxima!!

Fontes: Prefeitura de Roseira, Fazenda Boa Vista e  Folha de São Paulo

10 comentários:

  1. Penso que em, tempos que se fala em aquecimento global, precisamos preservar nossa natureza, mais não é o que estamos vendo. Principalmente porque a figueira do imperador é um patrimônio da nossa cidade, então nossa obrigação é preserva-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há tantas árvores que foram plantadas na época em que o mundo era menos povoado. Até entendo a retirada de algumas árvores devido às mudanças estruturais dos grandes centros comerciais. Mas tudo tem um limite. Se uma área é preservada, o próprio nome diz:PRESERVADA.Sendo assim, não deveria ser destruída, expulsa, morta aos poucos.

      Excluir
  2. Deveriam fazer uma cerca bonita em volta da arvore, para protege-la e colocarem uma placa bem bonita informando a todos sobre a história desta linda arvore, e outra devemos lutar sempre pela natureza....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia. Seria um meio de divulgar e informar às futuras gerações sobre o que é a Figueira do Imperador.Obrigada pela mensagem

      Excluir
  3. Atualmente se fala tanto em preservação, mas ficou claro que neste caso isso não foi priorizado.

    ResponderExcluir
  4. Nós devemos proteger o nosso meio ambiente. Nos últimos anos, o homem tem se preocupado cada vez menos com o nosso meio ambiente.
    Cada dia que passa a vida na terra estar ameaçada pela a ação do homem e com os desastre ecológicos.

    ResponderExcluir
  5. Precisamos cuidar bem da natureza, porque ela nos sustenta e nos mantêm vivos.

    ResponderExcluir
  6. Fala-se tanto em meio ambiente,preservação;mas é notável o descaso de alguns governantes e até mesmo dos orgãos que deveriam fiscalizar e preservar nosso tão falado " MEIO AMBIENTE"
    O fato é que só há preservação onde se tem retorno financeiro.......

    ResponderExcluir
  7. Obrigada a todos pelos comentários . É de grande importância. Espero que todos possamos contar e presenciar histórias boas relacionadas ao meio ambiente. Infelizmente tenho de concordar com Theddy Silva, o dinheiro fala mais alto.Andréia a natureza nos sustenta, nos faz viver.Marta ,a história do universo mostra que fazemos parte de um ciclo nesta terra. Um dia iremos desaparecer pra dar um lugar a outro planeta,justamente por conta disso é que acho que deveríamos contar uma história boa enquanto estivermos aqui. Já pensou sermos citados em um documentários daqui a trilhões de anos de que fomos uma geração que marcou época de uma forma positiva... Me sentiria orgulhosa.
    Mais uma vez obrigada a todos que comentaram.Fiquem à vontade para sempre sugerirem temas.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia querida Lilian.Quero sugerir um tema: "ÁGUA",um bem indispensável á sobrevivência humana que está a cada dia mais escasso..

    Abraços.

    ResponderExcluir

Qual é o seu Calcanhar de Aquiles

Desta vez, conto com a ajuda do meu estimado amigo Diego na escrita do texto do blog. Começamos essas breves linhas dizendo que ...